quinta-feira, 23 de julho de 2009

Harry Potter e o Enígma do Príncipe

Cuidado! Post gigante e cheio de spoilers a frente;

O filme já começa com algo que não estava no livro. Já imaginou Harry Potter preparando-se para pedir para sair com uma garota? Pois é assim que começa. O encontro, no entanto, não acontece, pois Dumbledore vacilão aparece para levar Harry à casa de um certo professor, o que faz o enredo voltar ao livro.

Em geral gostei do filme! Sou uma pessoa mente-aberta e as adaptações cheias de mudanças nunca foram um problema pra mim. :D

Destaque pro Harry doidão de Felix Felicis e as cenas em que Rony bebe acidentalmente a poção do amor, e fica inebriado pela paixão latente são hilárias. E o ator também acertou no tom ao mostrar um Weasley inicialmente “loser” no Quadribol, mas que com o tempo ganha ânimo e acaba por merecer os gritos de “Weasley!" (o que aconteceu com o "Weasley é nosso rei!”?) dos alunos da Grifinória. Hermione está mais madura, porém emotiva e claramente apaixonada por Rony, sem descambar para a pieguice. Ponto pro trio! ;)

Lilá Brown não poderia ter ficado mais parecida - chata, grudenta e mongolóide - exatamete como nós esperávamos ver! Luna Lovegood fabulosa a cada aparição, sempre minha personagem feminina favorita (L). Por falar em favoritos, AINDA BEM que não cortaram as Gemialidades Weasley senão iria chorar muito! Foi uma cena pequena, mas fez meu coração feliz! O professor Slughorn também ficou exatamente como eu imaginava caçando as "presas" para seu clubinho. Mais pontos para o Córmaco perseguindo a Mione... e Katie Bell possuída pelo colar (CARALHO QUE CENA FODA!).

Tudo o que teve no filme foi satisfatório...
O problema foi o que não teve.

É perturbador que a J.K. tenha aprovado esse roteiro. Sem a música que é a companhia constante nestes anos todos de filmagem; sem a ênfase muito pertinente ao Draco Malfoy (afinal é ele quem conserta o Armário Sumidouro, que é portal de entrada e saída dos comensais da morte) e que durante o livro é altamente perseguido por Harry na vã tentativa de descobrir o que o Malfoy estava tramando; sem o funeral de nosso querido Dumbledore – que dá muito o que falar o sétimo livro (e isso deveria ter sido explorado neste filme, deixando apenas uns flashbacks para os próximos: seria mais fácil e inclusive pouparia tempo).

Não aparece a Fleur, não aparece o Gui... Fenrir Greyback who? Ah! Aquele cara peludo, sei. Teve também a falta de nexo da relação Tonks/Lupin - nesse livro é comentado que o cabelo da Tonks tá desbotado e sem vida porque ela tá deprimida com a rejeição. Mas no filme ela tá com o cabelo desbotado... e mesmo assim ela e o Lupin parecem um casal! Ela até chama ele de querido, QUE? D:

E o ENIGMA DO PRÍNCIPE ficou perdido no vortex, né? A falta de atenção para o Snape foi triste. Não foi comentado nada de seu passado, de quando ele era apaixonado por Lílian Potter e o quanto o Thiago importunava a vida dele. De certo não estão querendo denigrir a imagem do papaizinho do Harry nos filmes. Isso deve ser irrelevante, sure.

Mas ainda MAIS do que a histórioa do Snape, senti falta da história do voldemort. Todas as lembranças que foram perdidas eram IMPORTANTÍSSIMAS para o próximo filme (fora que a história da Mérope é fodona, poxa, queria tanto ver). A investigação ficou bem perdida com esses cortes o que fez o desfecho parecer um picadinho de informações.

Quanto à busca das Horcruxes, Harry PEDE para participar das “missões” com Dumbledore... essa fraqueza do diretor em suplicar pela ajuda do garoto foi meio forçada. O fato do diretor começar a indagá-lo com perguntas sobre garotas tbm é deveras estranho: nunca houve proximidade para isso, tanto que no sétimo livro Harry se pergunta se não poderia ter se aproximado mais do diretor, se não poderia ter conversado e descoberto mais coisas, enfim, se poderia conhece-lo mais a fundo.

Já brochei da cena final quando o Harry bebe toda a Felix Felicis ao procurar o professor Slughorn. Originalmente, quando acontece a invasão dos Comensais da Morte ele divide a poção com os amigos (alguém lembra da armada de Dumbledore?) que detem os Comensais... se bem que, aquele grupico de Comensais que vai ao castelo no filme tira toda a grandiosidade do momento. :P Quem esperava ver uma guerra respeitável, com extravagantes efeitos especiais e muitos figurantes se decepciona bastante: os Comensais não enfrentam dificuldade alguma nem para entrar, muito menos para sair da escola de magia. E o Harry, na cena chave, deveria ser paralisado embaixo da Capa de invisibilidade que é o único motivo pelo qual ele não se move para fazer algo! Quem realmente acreditou que ele iria ficar escondidinho obediente enquanto um bando de comensais ameaçavam o diretor que acabara de beber uma poção debilitante? Porra né, trágico. Sobre a falta do funeral, nem comento. Total descaso com os últimos momentos do maior bruxo do mundo.

Não poderia deixar de comentar como Bellatrix está perfeita. Ela é um show à parte quando, dentro de Hogwarts, detona completamente o Salão Principal. Outra cena deliciosamente ruim é quando, no matagal próximo à Toca, Harry persegue Bellatrix, que está risonha e cantarolando “Eu matei Sirius Black! Eu matei Sirius Black”. Uma louca agradável de ser vista cometendo suas atrocidades. Em compensação, a Narcisa ficou feiosa e sem graça.

Mais uma coisa: cadê o Voldemort? D:

Espero para os próximos dois anos que o livro dividido em duas partes seja melhor cuidado. Afinal se vão ter mais tempo e podem se dar ao luxo de ter dois filmes de 3 horas para adaptar o livro, que o façam decentemente. Sem cortar detalhes importantes ou as partes mais emocionantes que estão gravadas na memória de quem leu os livros. Harry com certeza, de novo, será caracterizado como um babaca que não sabe pra onde ir porque Dumbledore não deixou um mapa com instruções; Hermione e Rony no maior love podem até dar um show e brilhar. Mas uma coisa não pode faltar: Voldemort duelando até a morte com Harry! :DDD



Agora pobre Neville, tanto destaque no filme passado, agora virou garçom! xDDD

4 comentários:

  1. Como eu disse eu nao terminei de ler o livro. na época eu parei, mas lendo o que vc escreveu me deu mais vontade de ler agora e comparar com o filme. Até pq pelo que vc citou faz uma diferença enrome.
    eu ja havia sentido essa diferença quando fui assistir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que era o livro mais recente que tinha lido antes de ver o filme..ai fikei mó p da vida.

    conclusão: (óbvia) livros são sempre melhores!

    pelo menos HP nao eh uma adaptação tao ruim...
    filmes da Capcom e Marvel conseguem destruir os quadrinhos de pior forma..e filmes do Stephen King sempre sao horriveis... u.u

    ResponderExcluir
  2. Show teu blog.
    Te add no skoob e passei por aqui pra dar uma conferida.
    Quando quiser passar por lá.
    http://opoetaestamorto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu, vc não poderia ter escrito melhor!
    Muito bom de ler!
    Eu tbm fiquei muito decepcionada com o filme. Comprei ingresso antecipado com minha mãe. Chegamos bem antes de começar a sessão. Lemos o livro novamente antes de assistir ao filme. E na hr, qta decepção. Corte de cenas importantes, invenção de cenas sem nexo. Enfim, vamos torcer para o sétimo ser bom.
    Até a próxima,
    Beatriz
    _Beeea_ (twitter)

    ResponderExcluir
  4. Te selei

    http://ricardold.blogspot.com/2011/08/selo-qualidade.html
    Participe da corrente dos bloggers ^^

    ResponderExcluir